Atendimento | (19) 9790 7025

Página Inicial

A Cup N' Cakes

Qual a origem da palavra CUPCAKE ?


CUP: xícara, CAKE: bolo
CUPCAKE: Bolo de Xícara

É difícil saber quando exatamente surgiram os CUPCAKES, mas acredita-se que foi no final do século XVIII e começo do século XIX. Existem duas possívies explicações sobre a origem do nome:
1. O nome vem da unidade de medida dos ingredientes usados para fazer os bolinhos (xícara de farinha, xícara de manteiga, xícara de açúcar, etc.).
2. Esses bolos eram assados originalmente em xícaras.
Alguns livros de culinária antigos mencionam bolos assados em pequenas xícaras de cerâmica.
De acordo com o livro "Baking America" escrito por Greg Patent, isso foi uma revolução na cozinha, por causa do tempo que se economizava para assar um bolo, já que era muito mais prático usar os ingredientes medidos em xícaras, do que ter que pesá-los.


O que é um Brownie ? Qual a sua origem ?

A origem do brownie é incerta, mas existem algumas histórias sobre sua origem. Uma das mais populares, é a de que uma dona-de-casa em Maine, USA, esqueceu de colocar fermento em seu bolo de chocolate. Apesar do bolo ter ficado denso e pesado, ela resolveu cortá-los em quadrados e serviu assim mesmo, falando para as pessoas que ela havia feito "brownies".

O brownie é um bolo de chocolate quadrado, que se popularizou nos Estados Unidos e no Canadá durante a primeira metade do século XX. Os brownies podem ter várias versões, algumas levam nozes, gotas de chocolate, ganache, chantilly e outros ingredientes. Uma das variações, que é feita com açúcar mascavo e sem chocolate é chamada "blondie". O brownie original tem a consistência cremosa e úmida, e uma fina casquinha por cima.


Diferenças entre Muffin e CupCake

É um erro achar que cupcakes e muffins são a mesma coisa. Algumas pessoas acham que a diferença entre eles é que os cupcakes são mais doces e os muffins contém frutas ou algum tipo de nozes. Ou então que os cupcakes tem cobertura e os muffins não. Na verdade não é isso.

Se nós consultarmos o dicionário americano, vamos ver que o cupcake é definido como "um pequeno bolo, de porção individual, assado numa forma no formato de uma xícara" e o muffin é definido como "um pão rápido, pequeno, no formato de uma xícara".

A principal diferença está em sua receita. Cupcakes são exatamente o que o próprio nome diz, um pequeno bolo. Sua preparação é a mesma de um bolo grande. Muffins no entanto não são bolos. Não existe nenhuma semelhança entre cupcakes e muffins, exceto pelo fato de que eles são assados em forminhas de papel. O muffin na verdade é classificado como pão, sua massa é em geral mais pesada que a de um cupcake.

Os muffins são geralmente consumidos no café da manhã, ou como um lanchinho rápido. Já os cupcakes são uma sobremesa fina e mais elegante, muito usados em festas, casamentos, aniversários e chás de bebê. Nos USA as pessoas dão cupcakes de presente, mas nunca um muffin.

Aqui no Brasil os cupcakes estão conquistanto cada vez mais seu lugar em festas, ou qualquer outro evento e está cada vez mais comum as pessoas substituírem os bem-casados pelos delicados bolinhos. Eles dão um charme especial a qualquer evento, além de ser uma delícia!

Lógica Digital